
Há exatos 20 anos, uma ligação telefônica mudaria para sempre a vida da assessora de imprensa Marli Pó. Do outro lado da linha, o estilista e apresentador Clodovil Hernandes trazia um alerta sobre uma doença misteriosa que atingia seus cães – a leishmaniose. Esse momento marcou o nascimento da Campanha “Diga Não à Leishmaniose”, que hoje se consolida como uma das mais importantes iniciativas de saúde pública voltadas para essa zoonose negligenciada no Brasil.
O cão Grande Otelo, mascote de Clodovil, tornou-se o primeiro caso emblemático da campanha após ser diagnosticado e tratado a tempo. “Aquela ligação foi um divisor de águas. Descobrimos uma doença que poucos conheciam, mas que mata silenciosamente”, relembra Marli Pó, idealizadora e coordenadora da iniciativa.
Ao longo dessas duas décadas, a campanha perdeu importantes apoiadores, como o próprio Clodovil e a apresentadora Hebe Camargo, mas ganhou força como um movimento plural. “É como um filho que cresceu e tomou seu lugar no mundo”, emociona-se Marli.
Números que assustam Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a leishmaniose visceral, forma mais grave da doença, tem taxa de letalidade que pode chegar a 90% sem tratamento. No Brasil, apenas entre 2012 e 2022, foram registrados mais de 35 mil casos humanos, com mortalidade superior à dengue em algumas regiões.
“O maior desafio sempre foi a desinformação. A doença não escolhe classe social, mas poucos sabem como prevenir”, explica a coordenadora. A campanha já alcançou mais de 530 mil pessoas apenas através de seu blog, criado em 2011, além de manter um site informativo e realizar eventos por todo o país.
Articulação multissetorial O sucesso da iniciativa se deve a uma rede de apoio incomum. O grupo BRASILEISH, formado por veterinários e advogados, trabalha na linha de frente dos direitos dos animais e humanos afetados. Entidades como a OAB e o Rotary Club incluem a pauta em seus calendários oficiais.
No campo artístico, nomes como, Daniela Albuquerque, Flavia Noronha, Hebe Camargo, Karin Hils, Aine Wirley, Camila Camargo, Saulo Meneghetti, e o ator Nico Puig – que chegou a ceder sua casa para um evento beneficente – deram visibilidade à causa. O grafiteiro Crânio contribuiu com obras de arte que se tornaram símbolos da campanha. Todos eles foram fotografados pelo renomado fotógrafo de pets argentino, Lionel Falcon.
Tecnologia a serviço da prevenção A parceria com a Scalibor trouxe uma importante ferramenta de combate: coleiras impregnadas com inseticida que repelem e matam o mosquito-palha, vetor da doença. “É uma solução tripla: protege o animal, elimina o transmissor e ainda combate carrapatos”, explica Marli.
Os próximos 20 anos Para celebrar a data, a campanha prepara novidades que serão anunciadas em breve. “Já superamos muitos obstáculos, mas o trabalho continua. Cada vida salva é nossa maior recompensa”, finaliza a coordenadora.
Serviço: Site oficial: www.diganaoaleishmaniose.com.br Redes sociais: [@diganaoaleishmaniose]
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